Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
|
Caro(a) Candidato(a),
Vivemos num mundo em que o nível de escolaridade conta
muito para o sucesso na vida porque os estudos abrem horizontes e
perspectivas de crescimento pessoal e profissional.
O estudo da Língua Portuguesa possibilita o acesso ao
mundo da leitura e da escrita e atuação nas diversas situações comunicativas,
ampliando a participação social no
exercício da cidadania de forma mais crítica, criativa e atuante.
Sendo assim, nos seus estudos leia e tente compreender vários tipos de textos,
interpretando, realizando inferências e
observando aspectos gramaticais, ortográficos e literários.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS |
1.
TEXTOS
1.1.
Textos diversos
-
literários
-
não literários
|
2.
PONTUAÇÃO
2.1.
Sinais de
pontuação.
|
3. ACENTUAÇÃO
3.1.
Acentuação gráfica (sílaba tônica);
|
4.
ELEMENTOS DA ORAÇÃO
4.1.
Sintaxe- termos
da oração (sujeito e predicado, classificação dos verbos: transitivo e
intransitivo, termos relacionados a nome e a verbo);
|
5.
COORDÂNCIA DO NOME E DO VERBO
5.1. Concordância nominal (concordância do nome com o artigo,
pronome, adjetivo ou numeral em gênero e número)
|
6. NOMES, VERBOS E
EMPREGO DAS PREPOSIÇÕES
6.1.
Regência nominal e verbal (palavras que
necessitam ou não de preposição)
|
7. ORTOGRAFIA
7.1.
Ortografia: emprego dos porquês; mal/mau; mas/mais; emprego de letras
maiúsculas; emprego das letras S, Z, Ç, etc. (cumprimento/comprimento,
tráfego/tráfico entre outras).
|
8. TEXTOS E ESCOLAS LITERÁRIAS
8.1.
Escolas literárias (barroco, arcadismo, romantismo,
realismo/naturalismo/parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo;
|
9. TEXTOS DISSERTATIVOS
9.1. Redação
- Dissertação – texto que apresenta:
·
* ponto de vista – introdução
·
* argumentação para fundamentar o
ponto de vista – desenvolvimento
·
* reafirmação do ponto de vista,
sugestão ou
·
* solução de problema – conclusão.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
FARACO & MOURA. Gramática Nova. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1998
_______________ .Língua Portuguesa e
Literatura. Vol. Único, 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3ª ed. 1999.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Língua Portuguesa. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
SARGENTIM, Hermínio. Redação para o
Ensino Médio. São Paulo: IBEP,1995.
Sistema de Ensino – IBEP. Apostila –
Língua Portuguesa. Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolin. – Novo Ensino
Médio – Volume Único. São Paulo: IBEP. Curso Completo.
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
|
Caro(a)
Candidato(a),
O domínio da
Língua Inglesa, considerada como um instrumento de comunicação universal, é
algo muito importante para que você não se sinta isolado neste mundo
globalizado.
Estudando
Inglês, você poderá : comunicar-se com pessoas falantes da Língua Inglesa;
conhecer culturas diferentes; compreender as letras das músicas de que gosta;
entender melhor os vídeo-games; ler instruções de manuais e programas de
computador. Sabemos que a aprendizagem se constrói no dia-a-dia e nem todas as pessoas aprendem no mesmo
ritmo. Sugerimos que você leia o máximo de textos em Língua Inglesa, estudando
as estruturas básicas (gramaticais), fazendo anotações para fixar o
vocabulário, buscando sempre a compreensão do conteúdo do texto.
Este Programa o(a) ajudará nos
estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para
orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve
ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. TEXTOS
1.1. Textos literários, jornalísticos, informativos, científicos, publicitários, humorísticos,
epistolares , instrucionais.
(charges, cartoons, notícias, poema,
bilhete, piada, cartas e outros)
|
1 PRONOMES = pronouns
2.1. Pronomes pessoais (personal pronouns) usados na
função de sujeito (I, you, he, she, it, we, you, they) e pronomes pessoais
(personal pronouns) usados na função de objeto (me, you, him, her, it, us,
you, them)
2.2. Possessive adjectives (possessivos seguidos de
substantivo) – my, your, his, her, its, our, your, their
|
3. VERBS TENSES (TEMPOS VERBAIS)
3.1.
Presente simple do verbo To Be = present simple tense: To Be
-
Forma afirmativa = affirmative forms
-
Forma interrogativa = interrogative forms
- Forma negativa = negative forms
|
CONTEÚDOS
|
-
Formas abreviadas = contracted forms
-
Forma afirmativa = affirmative form
-
Forma negativa = negative form
3.2. Presente simples dos verbos regulares e irregulares
nas formas afirmativa, interrogativa e negativa = Simple present tense –
regular and irregular verbs (affirmative, interrogative and negative forms)
3.3.
Verbos auxiliares: do, does, don’t, doesn’t na transformação de frases
afirmativas em negativas e interrogativas.
Respostas completas e curtas na
afirmativa e na negativa = Long and short affirmative and negative answers.
3.4.
Advérbios e expressões adverbiais mais comuns: always, often, usually,
sometimes, everyday, everyweek, everynight,e outros
|
4. VERBOS REGULARES E IRREGULARES NO PRESENT CONTINOUS TENSE
4.1. Present continuous tense
Formação: Verb To Be + verbo
principal + ING ). Formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Respostas completas e curtas
4.2. Advérbios = adverbs (Now, today, at this moment
e outros)
|
CONTEÚDOS
|
5. VERBOS – TEMPO PASSADO = VERBS – PAST TENSE
5.1. Passado simples do verbo To Be = simple past
tense verb To Be
5.2. Verbos regulares e irregulares = regular and
irregular vebs.
- Respostas
curtas e completas = Long and short
affirmative and negative answers..
5.3. Advérbios = Adverbs(Last, ago, yesterday e
outros)
|
6. FUTURE TENSE (tempo futuro)
6.1 - Future with WILL = futuro com WILL
6.2. Futuro imediato = Immediate future
Formação: verb To Be + going to + verbo principal
- Advérbios = Adverbs (Tomorrow, next
e outros)
|
6. PLURAL OF THE NOUNS (plural dos
substantivos, nomes)
7.1. Plurais de nomes com terminações em: S, SS, X, CH,
SH, Y
- Formas irregulares dos substantivos (man – men; woman – women; child –
children; mouse – mice e outros)
|
CONTEÚDOS
|
8. ADJECTIVES(adjetivos)
8.1. Position of adjectives (posição
dos adjetivos)
8.2. Opposites (opostos)
|
8.
ARTIGOS(articles)
9.1. Definido = definite (the) e indefinido =
indefinite (a, an)
|
10. PALAVRAS
INTERROGATIVAS NAS FRASES INTERROGATIVE
WORDS
10.1. Palavras
interrogativas = interrogative words -
what, how, where, when, who, why.
|
11. PREPOSIÇÕES (prepositions)
11.1.
Preposições = prepositions - in, on, of, from, to, with, about, at, etc.
|
INDICAÇÕES BIBIOGRÁFICAS
BERTOLIN,
Rafael . Essential English. São Paulo: IBEP, 1998.
BERTOLIN,
Rafael . Língua Inglesa: Curso completo . São Paulo: IBEP, Vol. Único (Apostila). 2002.
LIBERATO, Wilson . Compact English Book. São Paulo : FTD, v.
único, 1998.
MICHAELIS
. Pequeno Dicionário : Inglês – Português / Português-Inglês. São Paulo:
Melhoramentos, 1980.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Inglês. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP
– SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL
MATEMÁTICA
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL
|
Caro(a) candidato(a)
É importante o
domínio mínimo da língua espanhola para que você conheça outras culturas e se
relacione melhor com pessoas falantes da língua espanhola, etc.
A importância de estudar a língua e a cultura espanhola se
intensificou com o Mercosul (Mercado Comum do Sul) que visa maior integração
comercial e cultural entre o Brasil e os países hispano-americanos,
aumentando, assim, o convívio com culturas diversas e a necessidade do
domínio básico da língua espanhola para o desenvolvimento das diversas
relações profissionais e pessoais.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios
aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte
!
|
CONTEÚDOS
|
1. TEXTOS
1.1. Tipos de Textos:
-
Jornalísticos;
-
Humorísticos,
-
Informações científicas.
Ex.: Notícias, piadas, quadrinhos,
etc.
|
2. DIVERGÊNCIA LÉXICA
2.1. Heterossemânticas (palavras iguais ou semelhantes na grafia
espanhola e portuguesa, mas diferentes no significado).
Ex.:Ese
hombre es muy flaco (magro), pero
es fuerte.
He tomado un café exquisito (gostoso) en casa.
Quiero un vaso (copo) de agua.
|
3. VOCABULÁRIO
3.1. Vocabulário especifíco
-
dados pessoais (nombre, apellidos, edad,
etc.);
-
família, parentesco mais próximo (padre, madre, hijo/a, hermano/a)
- partes físicas do corpo humano (cabeza, cuello, brazos, manos, espaldas,
piernas, pies, etc)
-
vestuário mais utilizado (pantalones, falda, etc)
-
profissões mais conhecidas (abogado, profesor, albañil, panadero, carnicero, etc)
-
dias da semana (lunes, martes, etc)
- meses do ano (enero, febrero, etc)
- partes de uma casa (salón, habitación, etc)
- países onde a língua espanhola é
oficial (Argentina, México, Honduras, Cuba, etc)
-
principais meios de transporte (metro, coche, autobús, avión, caballo,
etc)
- serviços públicos e de comércio
(quiosco, panadería, tienda, cine,
banco, teatro, etc)
|
CONTEÚDOS
|
4. EXPRESSÕES E SAUDAÇÕES
4.1. Fórmulas para conversação.
-
Apresentação: ¿Cómo
te llamas?, etc.
-
Cumprimentos:
¡Hola!, ¿Qué tal?, ¡Buenos días!,
¡Buenas noches!, Mucho gusto, etc.
-
Agradecimento:
Muchas gracias, etc.
-
Negação: No, gracias, Lo siento, etc.
- Solicitação de algo em um bar,
loja, etc: ¿Qué hay?, Una cerveza, por
favor…, etc.
|
5. ARTIGO
5.1. Artigos (artículos)
- Definidos: el, los, la, las.
- Indefinidos: uno, una, unos, unas.
5.2.
Contrações de preposição de / a + artigo el: Contracciones: del, al.
|
6. PRONOMES (PRONOMBRES).
6.1. Pronomes pessoais (personales)
- Usados na função de sujeito: yo, tú, el/ella, usted, nosotros/as,
vosotros/as, ellos/ellas, ustedes.
6.2. Demonstrativos
- Masculinos: éste, ése, aquél, éstos, ésos, aquéllos;
- Femininos: ésta, ésa, aquélla, éstas, ésas, aquéllas; e neutro: esto, eso,
aquello.
6.3. Possessivos
(posesivos):
-
mío/a,
tuyo/a/os/as, suyo/a/os/as, nuestro/a/os/as, vuestro/a/os/as.
6.4. Interrogativos
- Variáveis: cuál/es, quién/es, cuánto/a/os/as.
- Invariáveis: qué, cuándo, cómo, dónde.
Ex.: ¿Quién lo há dicho?
¿Desde cuándo estás aquí?
¿Dónde estuviste ayer?
6.5. Indefinidos:
- Uno, outro, pocos, muchos,
todos, nadie, alguien, varios, nada, algo, bastante, etc.
|
CONTEÚDOS
|
7. ADJETIVOS
7.1.
Adjetivo qualificativo (calificativo): cores, características,
etc.
7.2. Adjetivo numeral
§ Numerais
cardinais: 1 uno… 8 ocho… 10 diez... 20 veinte 23 veintitrés, etc.
|
8. VERBOS
8.1. Verbos auxiliares: ser, estar, haver. Tempos simples do modo
indicativo.
8.2. Verbos regulares
Tempos simples do modo indicativo e
subjuntivo. Em 1ª conjugação (–ar), 2ª conjugação (-er)
e em 3ª conjugação (-ir).
8.3. Verbos
irregulares: dar, hacer, poner, tener, querer, poder,
saber, ir, venir, salir, morir.
8.4. Modo
Imperativo
Afirmativo
Negativo
|
9.
ADVÉRBIOS
9.1. Advérbios: luego, hoy, aquí,
allí, cerca, lejos, arriba, delante, mal, deprisa, poco, sólo, demasiado, sí,
no, jamás, etc.
|
10.
CONJUNÇÕES
10.1. Conjunções
(conjunciones): mas, pero, sin embargo, luego, así que, etc.
|
11.
PREPOSIÇÕES (PREPOSICIONES)
11.1. Preposições: de, a, para, por, en,
ante, todavía, hasta, hacia, desde, etc.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BALLESTERO,
Maria Esmeralda; BALBÁS, Alvarez Marcial Soto. Dicionário Espanhol-Português.
Português- Espanhol. São Paulo: FTD, 2000.
ROMANOS,
Henrique; CARVALHO, Jacira Paes de. Expansión:
Español en Brasil. São Paulo: FTD, 2002. (Volume único)
SOUZA,
Jair de Oliveira. Español para
brasileños. São Paulo: FTD, 1997. (Volume
único)
MATEMÁTICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
MATEMÁTICA
|
Caro(a) candidato(a)
A Matemática está presente em nossas
vidas, desde uma simples contagem até o uso em complexos computadores.
Pode parecer, a princípio, que alguns
temas da Matemática não têm aplicação imediata no mundo em que vivemos; isso
pode gerar em você um certo desapontamento. Na verdade, a aplicação da
Matemática no cotidiano ocorre como resultado do desenvolvimento e do aprofundamento
de certos conceitos nela presentes. Veja no comércio (compras e vendas), por
exemplo, o cálculo de juros e porcentagem.
Para entender a Matemática e suas
aplicações são necessários: dedicação, estudo, compreensão dos conceitos
matemáticos e a cada conteúdo estudado, você se apropriara de
"ferramentas" que lhe
permitirão resolver problemas de sua vida diária e de sua profissão. A
linguagem algébrica, o uso de equações para resolver situações-problema, o
emprego e análise de gráficos e noções de matemática financeira se
constituem, dentre outros, conhecimentos da matemática.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios
aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. CONJUNTOS NUMÉRICOS
1.1
Representação dos conjuntos
- Conjunto dos números naturais (N )
N = {0, 1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, 8, ...}
- Conjunto dos números inteiros ( Z )
Z = {..., -4, -3,
-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, ...}
- Conjunto dos números racionais ( Q )
Q = { x/x = , p Î
Z e q Î
z*}
- Conjunto dos números irracionais ( I )
- Conjunto dos
números reais ( IR )
IR = {x/x Î
Q ou x é irracional}
IR = Q È I
1.2. Representação geométrica de IR.
|
2. RELAÇÃO E FUNÇÃO
2.1 Par ordenado (x, y) no plano cartesiano
2.2 Produto cartesiano
AXB = {(x, y) / x Î A
e y Î
B}
2.3 Noção de relação ( R )
2.4. Representação gráfica de uma relação
2.5. Noção matemática de função
2.6 Gráfico de uma função
2.7 Análise de gráficos
|
2.8. Valor numérico de uma função
2.9. Domínio e imagem de uma função
2.10. Zeros ou raízes de uma função
|
CONTEÚDOS
|
3. FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E 2º GRAUS
3.1. Definição de função de 1º e 2º graus
f(x) = ax + b
®
1º grau
3.2. Gráfico da função (1º e 2º
graus)
3.3 Coeficientes de uma função
polinomial de 1º e 2º graus
3.4. Raízes ou zeros de função de 1º
e 2º graus.
3.5. Estudo do sinal da função do 1º
e 2º graus
|
CONTEÚDOS
|
4. GEOMETRIA PLANA
4.1. Teorema de Pitágoras - Relações métricas no triângulo
retângulo
4.2. Razões trigonométricas no triângulo retângulo:
- seno de um ângulo agudo
- cosseno de um ângulo agudo
- tangente de um ângulo agudo
4.3. Área e perímetro de uma região determinada por:
retângulo, quadrado, paralelogramo, triângulo, losango, trapézio, polígono
regular, círculo, setor circular, figuras compostas.
-
Unidades padronizadas e oficiais de medidas de superfícies:
km2 (quilômetro quadrado)
hm2 (hectômetro quadrado
dam2 (decâmetro quadrado)
m2 (metro quadrado)®
unidade fundamental
dm2 (decímetro quadrado)
cm2 (centímetro quadrado)
mm2 (milímetro quadrado)
|
5.
GEOMETRIA MÉTRICA ESPACIAL
5.1 Poliedros :
-
elementos (faces, arestas, vértices e diagonais)
-
poliedros regulares (tetraedro, octaedro, icosaedro, hexaedro, dodecaedro).
5.2. Área lateral, área total e volume dos principais sólidos
geométricos (prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera).
|
CONTEÚDOS
|
6.
NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
6.1 Porcentagem
6.2. Juros simples
|
7.
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA
7.1 Representação e distribuição
gráficas de freqüência
- Comportamento de dados a partir de
uma representação gráfica
7.2. Medidas de tendência central (mediana, moda e média
aritmética)
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
FILHO,
Benigno Barreto, SILVA, Cláudio Xavier da. Matemática aula por aula: vol.
único: Ensino Médio. São Paulo: FTD,
2000.
SANTOS,
Carlos Alberto Marcondes dos, GENTIL, Nelson, GRECO, Sérgio Emílio. Matemática:
volume único. Ensino Médio. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
SILVA,
Jorge Daniel, FERNANDES, Valter dos Santos, MABELINI, Orlando Donisete.
Apostila de Matemática. Volume único. Novo Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2001.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Matemática. Volumes 1, 2 e 3. 2º Grau. FIESP – CIESP
– SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Nota:
Complemente seus estudos através de jornais, revistas, fitas de vídeo, programa
de rádio e televisão. Enfim, aproveite todas as oportunidades em sua volta, que
lhe possibilite estar informado e formar sua própria opinião.
FÍSICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
FÍSICA
|
Caro(a)
Candidato(a),
A modernidade nos impõe uma atitude
frente ao estudo da Física, que não é mais realizado mediante apresentação
desarticulada de conceitos, leis e fórmulas distanciadas da realidade vivida.
O novo significado desse estudo é integrado à vida cotidiana entendendo-se e
explicando-se a queda de um corpo, o movimento de um pêndulo, a velocidade de
um carro, o raio, as imagens produzidas pela televisão, os procedimentos de
funcionamento de equipamentos residenciais, industriais, dentre outros.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDO
|
1. INTRODUÇÃO:
1.1
Ramos da Física
1.2
Grandezas físicas e
unidades do SI (Sistema Internacional de Unidades):
- Algarismos significativos
- Notação científica
|
2. CINEMÁTICA
2.1
Conceitos Básicos: ponto
material, referencial, movimento e repouso, espaço e variação, trajetória.
2.2 Velocidade Média.
Vm = Ds (m/s ou km/h)
Dt
- Aceleração Média e da
Gravidade
- Aceleração: a = Dv (m/s2)
Dt
- Aceleração da gravidade: g = 9,8 m/s2
ou g = 10 m/s2
- Movimento Uniforme(M.U)
A função horária: S = So + vt
Gráficos: - posição em função
do tempo
- velocidade em função do tempo
2.3. Movimento Uniformemente Variado
(MUV)
-
Função horária:
. de posição: S = So + Vo t + ½
a t2
. de velocidade: V = Vo+ a t
. na queda livre: V = Vo + g t
- Gráficos: . velocidade em função do tempo
. aceleração em função do tempo
. espaço em função do tempo
|
3. VETORES
3.1
Definição/elementos: módulo,
direção e sentido.
3.2
Operações:
. soma
. subtração
. multiplicação de um vetor por um número real.
3.3
Grandezas vetoriais:
-
vetor deslocamento
-
vetor velocidade média
-
vetor aceleração
|
4.
DINÂMICA
4.1. Forças: Força peso:
P = m . g (N)
Força normal
Força de atrito e Tração
Força resultante:
Fresultante = Ftração – Fatrito
4.2. Leis de Newton
1ª Lei de
Newton ® ®
2ª Lei de
Newton F = m . a (N)
3ª Lei de
Newton
F = Fatrito
= m . N
N(força normal)
= P = m . g
m - coeficiente de atrito
- Aplicações das Leis de Newton (Deslizamento
de um ou mais blocos, blocos sendo puxados por fios, sistemas de roldanas,
corpos no elevador e outros.)
|
5. TRABALHO, ENERGIA E
POTÊNCIA
5.1. Formas de energia:
mecânica(cinética, potencial), elétrica, química, nuclear, eólica, térmica e
outras.
5.2
Relação entre trabalho e energia mecânica
T = F . d (J) Em = Ec + Ep
T = F . d. cos a Ecinética
= ½ m. V2 (J)
Epotencial = m.g.h (J)
5.3
Relação entre trabalho, potência e
rendimento
P =
T = F . d = F . V (W)
Dt
Dt
mgh
h - rendimento h = P útil = Dt
P total Pt
|
6. TERMOLOGIA
6.1
Definição de temperatura
e calor
6.2
Escalas Termométricas:
Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Tc
= Tf – 32 = Tk – 273
5 9 5
- Capacidade Térmica
C = DQ (cal/ oC) e
DQ =
m . c . Dt (cal)
Dt
|
6.3
Calor Específico e Calor
latente
c = C (cal/g oC) L = DQ
(cal/g)
Dt
m
Ex.: Se a mesma substância do exemplo 7.3 tiver massa igual a
50g, logo seu calor específico terá o valor de:
A) 0,3 cal/g oC c = C = 10 = 0,2
B) 0,4 cal/g oC m 50
C) 0,5 cal/g oC
D) 0,2 cal/g oC
E)
0,6 cal/g oC
6.4
Transmissão de calor:
condução, convecção e radiação ou irradiação.
|
7. ÓPTICA
7.1
Conceitos básicos: fonte de luz, cores, meios de propagação, fenômenos
ópticos, refração (ângulo de incidência e
de refração).
7.2
Espelhos:
-
Planos
-
Esféricos: côncavo
convexo
7.3
Lentes e instrumentos ópticos
Tipos de lentes: - convergentes
- divergentes
7.4
Óptica da visão e os
defeitos: hipermetropia, miopia, astigmatismo, presbiopia, daltonismo, e
outros.
|
8 ELETRICIDADE
8.1
Cargas, correntes e
campos elétricos.
8.2. Circuitos e dispositivos resistivos
U
= R . i (V) ou
i = U (A)
P
= R . i 2 (W) R
8.3. Magnetismo: ímãs, bússolas e outros
equipamentos.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
BONJORNO, José Roberto e Regina Azenha Valter – Física
(Volume Único). 7ª ed. São Paulo: FTD, 2000.
CALÇADA, Caio Sérgio – Sampaio, José Luís- Física Clássica (Volume 1, 2 e 3). 3ª ed. São Paulo: Atual, 1996.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Física. Volumes 1
e 2. 2º Grau. FIESP – CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora,
1995.
Ivan Ângelo – Sistema de Ensino IBEP – Apostila de Física (Volume
Único). 1ª ed. São Paulo: IBEP, 2002.
RAMALHO, Nicolau e Toledo - Os
Fundamentos da Física (Volume 1, 2 e 3). 7ª ed. São Paulo: Moderna, 1993.
QUÍMICA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
QUÍMICA
|
Caro(a) candidato(a)
A sociedade atual exige uma posição
cada vez mais crítica quanto à utilização dos conhecimentos científicos,
tecnológicos e de seus efeitos tanto no ser humano como no meio ambiente.
Para que serve a Química? Às vezes
você não percebe, mas ela está presente na nossa vida e é parte importante
dela. Quando escolhemos os produtos mais apropriados para a nossa
alimentação, quando os cozinhamos e lavamos os utensílios ou quando ingerimos
um medicamento, estamos lançando mão dos princípios, conceitos e reações da
Química. Portanto compreender e utilizar esses conceitos, princípios e leis
da Química se torna importante para interpretar os fenômenos e resolver novos
problemas no dia a dia.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios
aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com
dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos
Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. MATÉRIA E ENERGIA
1.1 –
Mudanças de estados físicos.
1.2 –Fenômenos:
-
físicos.
-
químicos.
1.3 Substâncias:
-
simples.
-
compostas.
1.4 –
Misturas:
-
homogêneas.
-
heterogêneas.
1.5 –
Processos de separação dos componentes de uma mistura.
– Misturas homogêneas: destilação
– Misturas heterogêneas
-
filtração.
-
decantação.
-
ventilação.
-
separação magnética.
-
sublimação.
|
2. ESTUDO DO ÁTOMO
2.1 Partículas atômicas: prótons, elétrons e
nêutrons
2.2 Número atômico, número de massa e elemento
químico
2.3 –
Isótopos
|
3.
TABELA PERIÓDICA
3.1.
Classificação dos elementos na tabela
-
Metais, não-metais e gases nobres
3.2. Elementos representativos e de transição
3.3. Distribuição eletrônica em níveis de energia (ou camadas)
3.4. Famílias
ou grupos e períodos
3.5. Propriedades
periódicas: raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade
|
4. LIGAÇÃO QUÍMICA E METÁLICA
4.1 – Ligações Químicas/Formação de Compostos
|
CONTEÚDOS
|
- Ligação iônica
– Fórmula
mínima.
4. 2 – Ligação Covalente
– Fórmulas
·
Molecular:
·
Estrutural:
4.3. Ligação Metálica
|
5.
FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÓXIDOS, ÁCIDOS,
BASES E SAIS
5.1. Substâncias inorgânicas, fórmulas e nomenclatura
5.2. Substâncias Inorgânicas: usos e aplicações
5.3. Problemas Ambientais
-
Efeito Estufa
-
Chuva Ácida
-
Buraco na camada de Ozônio
-
Poluição da água e do ar
|
6. REAÇÕES QUÍMICAS
6.1.
Classificação: Síntese; análise, simples troca e dupla troca
– Balanceamento de equações químicas
6.2. Lei da Conservação da Massa (Lei de Lavoisier)
|
CONTEÚDOS
|
7.
SOLUÇÕES
7.1 – Solução e Classificação
-
Quanto ao estado físico
-
Quanto à quantidade de soluto
7.2 – Concentração comum:
C
= massa do soluto
Volume da solução
|
8. MEDIDAS EM
QUÍMICA
8.1 – Massa Molecular – unidade: u
– Massa Molar – unidade: g / mol
8.2. Quantidade de matéria: mol
|
9. FUNÇÕES
ORGÂNICAS
9.1 – O átomo de carbono e as cadeias carbônicas.
9.2. Hidrocarbonetos
9.3. Compostos orgânicos
9.4. Constituição, destilação e derivados do petróleo.
– O Petróleo e danos ambientais
|
CONTEÚDOS
|
10.
METAIS E SUAS LIGAS
10.1. Propriedades dos matais e ligas.
10.2. Tipos
de ligas.
10.3. Métodos de proteção do aço
10.4. Reciclagem
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
CARVALHO,
Antônio: Apostila .Química Vol. Único .Curso Completo. Sistema IBEP de Ensino.
Ed. Afiliada. São Paulo, 2000.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. TELECURSSO 2000, Química. Volume 1
e 2. FIESP – CIESP
– SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
PERUZZO,
Tito Miragaia , CANTO , Eduardo Leite do. Química Vol. Único . Ed. Moderna. São
Paulo, 2000.
BIOLOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
BIOLOGIA
|
Caro(a)
Candidato(a),
O estudo da Biologia, levará você a descobrir que a vida
se organizou através dos tempos, sob a ação
de processos evolutivos contínuos que resultaram na diversidade de
formas que hoje existem, incluindo a espécie humana. Esses organismos não
estão isolados, ao contrário, entre eles existem relações de
interdependência. Ao penetrar no mundo biológico, você terá condições de desenvolver o respeito: aos seus
semelhantes, a todas as formas de vida e a melhoria das condições de
vida dos seres humanos e do planeta.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, o
melhor resultado nos Exames.
Boa
Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. ORIGEM DA VIDA
1.1. De onde vem a vida
Teorias : Abiogênese
Biogenese, Pasteur, Redi
Spallanzani Oparin Haldane Miller, Hipótese heterotrófica.
1.2. Fundamentos da Evolução
Biológica.
(Lamarck e Darwin)
|
2. ORGANIZAÇÃO DA VIDA(CITOLOGIA)
1.1.
Célula: unidade dos seres vivos.
1.2.
Organização celular.
1.3.
Organelas citoplasmáticas (mitocôndria,
cloroplasto, etc.)
1.4.
Mitose
1.5.
Meiose
1.6.
Células eucariontes e procariontes
1.7.
Célula animal e vegetal (membranas,
cloroplastos,etc.)
|
3. DIVERSIDADE
DA VIDA (seres vivos e vírus)
3.1.
Biologia dos
vírus, algas, bactérias, protozoários e fungos
3.2.
Importância
econômica e ecológica dos seres vivos e dos vírus. Ex. Decomposição da matéria orgânica,
exportação de cogumelos comestíveis...
3.3.
Relação com
outros seres vivos. Benéficas: fermentação de massas, leite, etc.,
constituição da fauna e flora intestinais, xampus, cremes etc. Maléficas:
diversas doenças (Pneumonia, tuberculose, dengue, gripe, meningite,
hepatites, DSTs / AIDS).
3.4.
Animais
invertebrados e suas relações com outros animais.
|
4. ESTRUTURAS E FUNÇÕES DOS VEGETAIS
4.1. Biologia das plantas (raiz,
caule, folhas, flores e frutos)
- Fotossíntese.
4.2.
Alimentação
vegetariana; fitoterapia (medicamentos); indústrias de móveis etc.
4.3. Plantas e equilíbrio ecológico
|
5.
BIOLOGIA HUMANA
5.1.
O Homem
5.2.
Funções de nutrição.
(digestão, respiração, circulação e excreção)
5.3. Funções de relação.
(locomoção,
tato, visão, olfato, audição)
5.4. Sistema imunológico.
(leucócitos,
linfa)
5.5. Reprodução humana.
- Aparelho Reprodutor.
- Métodos contraceptivos.
5.6. Sistema nervoso
(estrutura
do neurônio)
5.7.
Sistema hormonal
(glândulas
exócrinas e endócrinas)
5.8.
Vida e
saúde(atividade física, alimentação saudável, cuidados com a pele, lazer,
descanso, e outras)
5.9. Doenças que afetam o organismo
humano e hábitos prejudiciais. (Diabetes, bócio, estresse, alergias, câncer,
DSTs, AIDS, alcoolismo, tabagismo e outras)
|
6. CONTINUIDADE DA VIDA (GENÉTICA)
6.1. Fundamentos da hereditariedade. Mendel: o pai da
genética
- Primeira e segunda leis de Mendel
(Monoibridismo e diibridismo)
6.2. Conceitos básicos (Caráter, genótipo, fenótipo,
homozigoto, heterozigoto, recessivo, dominante, autossomo e alossomo)
6.3. Daltonismo e Hemofilia
6.4. Síndrome de Down.
6.1.
Sistema ABO e
fator Rh.
6.2.
Engenharia
genética. Alimentos trangênicos, clonagem, vacinas gênicas, terapias gênicas,
teste de DNA, projeto genoma, cura de doenças, recuperação de espécies em
extinção etc.
|
7. INTERAÇÃO DOS SERES VIVOS (ECOLOGIA)
7.1. Ecossistemas (conceito)
7.2.
Tipos de ecossistemas (marinho, terrestre, etc.)
7.3.
Os seres vivos e a biosfera (todo o fazer do ser humano e sua relação com o
clima, espaço geográfico, trabalho, relações sociais)
7.4.
Conceitos
básicos de habitat, nicho ecológico, população, comunidade.
7.5. Relações ecológicas (harmônicas e desarmônicas)
7.6.
Cadeias e teias
alimentares
7.7.
Fluxo de energia
(pirâmides de energia e de massa)
7.8.
Efeito estufa, chuva ácida, etc.
7.9.
Poluição aérea, do solo, da água, etc.
7.10.
Prejuízos causados pela poluição
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
AMABIS,
José e MARTO, Gilberto. Fundamentos da Biologia Moderna. Vol. Único. São Paulo:
Moderna, 1999.
LOPES,
Sônia. Biologia, Volume único. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 1999.
PAULINO,
Wilson. Biologia, Volume único. 7ª edição. São Paulo: Ática, 2002.
PAULINO,
Wilson. Ecologia atual. 5ª edição. São Paulo:
Ática, 2000.
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSSO 2000, Biologia. Volume 1 e 2. FIESP – CIESP
– SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Nota:
Complemente seus estudos através de jornais, revistas, folhetos informativos
variados, filmes, fitas de vídeo, programas de rádio e televisão, congressos em
geral, participação em atividades comunitárias etc. Enfim, aproveite todas as
oportunidades em sua volta, que lhe possibilite estar informado e formar sua
opinião própria.
GEOGRAFIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
GEOGRAFIA
|
Caro(a) candidato(a),
As transformações ocorridas no espaço geográfico nas
últimas décadas, a velocidade com que se processa o conhecimento
técnico-científico e as informações vinculadas pela imprensa imprimiram ao
ensino da Geografia um novo olhar para as questões relacionadas à sociedade
em que vivemos.
Para que possamos entender melhor esse mundo de
informações, a Geografia nos oportuniza, uma leitura crítica da sociedade,
possibilitando assim, o exercício da cidadania, a compreensão da relação do
espaço natural com o espaço geográfico e a atuação do homem nesses espaços.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos
seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nos seus
estudos. A bibliografia é referência mínima que deve ser ampliada com outros
portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor resultado nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1. ESPAÇO GEOGRÁFICO
1.1. Organização
do espaço geográfico
-
Paisagens
-
Lugares
|
1.2.
Planeta Terra e seus movimentos
-
Rotação
-
Translação
|
1.3.
Coordenadas geográficas, sua utilização no sistema de orientação e fusos
horários
-
Latitude
-
Longitude
-
Fusos horários do Brasil e as
variações
|
2. REPRESENTAÇÃO DA TERRA
2.1.
Representação da Terra através dos mapas escalas gráfica e numérica e
cálculos de distâncias, através do uso das escalas
|
2.2.
A Terra e os subsistemas
-
Litosfera
-
Atmosfera
-
Hidrosfera
-
Biosfera.
2.3. Os agentes formadores do relevo
- Internos
- Externos
2.4. Tipos de relevo
-
Planaltos
-
Planícies
-
Depressões
-
Dobramentos modernos (montanhas de
formação recente
-
O relevo brasileiro, os recursos minerais disponíveis e sua exploração. (
petróleo, urânio, ferro, manganês, minerais nobres e outros)
|
CONTEÚDOS
|
3. CAMADAS DA TERRA
3.1. Atmosfera
- dinâmica e camadas
-
Exosfera
-
Ionosfera
-
Estratosfera
-
Troposfera
3.2. Fatores e elementos do clima
-
Massas de ar
-
Temperatura
-
Pressão atmosférica
-
Chuvas
-
Altitudes
-
Ventos
-
Continentalidade/maritimidade
-
Tipos de clima do Brasil
|
3.3.
Hidrosfera – subsistema predominante na Terra
-
Rios
-
Lagos
3.4. Oceanos e mares
-
Movimento das água oceânicas
(marés, ondas ou vagas e correntes
marítimas)
-
Aproveitamento econômico
-
Pesca
-
Exploração do petróleo
-
Exploração do sal marinho
-
Uso do oceano como meio de transporte
3.5. As bacias hidrográficas
brasileiras
-
São Francisco
-
Amazônica
-
Norte – Nordeste
-
Leste
-
Sudeste
-
Platina
-
Tocantins – Araguaia.
Aproveitamento econômico das bacias
hidrográficas brasileiras
-
Fonte de energia
-
Irrigação
-
Abastecimento de água
- Meios
de transporte
- Fonte
de alimentação
|
4.
POPULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
4.1.
Aumento da expectativa de vida, declínio da mortalidade e da natalidade
4.2. Movimentos da população
-
Êxodo rural
-
Migração pendular
-
Emigração
-
Imigração
-
Transumância
4.3.
Composição da população por idade e sua implicação na economia e na sociedade
4.4.
Setores da economia
-
primário
-
secundário
- terciário
|
CONTEÚDOS
|
5.
URBANIZAÇÃO
- Países
desenvolvidos - lenta
- Países
em desenvolvimento - rápida
- Formação
de metrópoles, megalópoles e megacidades
|
6. IMPORTÂNCIA DA ONU NA MANUTENÇÃO DA PAZ
MUNDIAL E NO EQUILÍBRIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
- Conflitos no Oriente Médio e outros
- Comércio internacional
-
Atuação da OMC (Organização Mundial do Comércio)
|
7.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA
-
Geografia dos assentamentos rurais
-
Conflitos entre grileiros x posseiros
-
Atuação do MST (Movimento dos Sem
Terra)
-
Agricultura
-
Pecuária
|
8.
INDUSTRIALIZAÇÃO
-
Localização e fatores da localização
-
Tipos de indústrias (de base, de bens
de consumo e outras)
|
9. QUESTÕES AMBIENTAIS
-
Poluição atmosférica
-
Inversão térmica
-
Ilhas de calor
-
Efeito estufa
-
Chuvas ácidas
-
Poluição dos solos
-
Poluição das águas
-
Desmatamento.
9.1.
Meio ambiente e desenvolvimento auto-sustentável. Exemplo: criação de
reservas florestais; reciclagem do lixo; utilização de fontes de energias
limpas e renováveis, como a eólica e solar; diminuição do uso de agrotóxicos.
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
LUCCI, Elian Alabi. Geografia - O Homem no Espaço,
2º grau. São Paulo: Saraiva, 2000.
PIFFER,
Osvaldo. Geografia Geral, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001.
PIFFER,
Osvaldo. Geografia do Brasil, vol. Único. São Paulo: IBEP, 2001
VESENTINI,
J. William. Sociedade e Espaço, Geografia Geral e do Brasil, 2º grau. São
Paulo: Ática, 2002 (edição reformulada e atualizada).
FUNDAÇÃO
ROBERTO MARINHO. TELECURSO 2000. Geografia. Volumes 1 e 2. 2º Grau. FIESP –
CIESP – SESI – SENAI – IRS. São Paulo: Globo Editora, 1995.
Jornais
e revistas de circulação nacional.
HISTÓRIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
HISTÓRIA
|
Caro(a)
Candidato(a),
Estudar História é perceber que o
processo histórico é resultado da ação coletiva de homens e mulheres que
viveram em determinado tempo e espaço
e dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais, lançando um olhar
atento sobre o presente.
É também procurar entender a riqueza
de poucos, as dificuldades de muitos e o esforço para eleger valores e princípios a serem preservados (a
democracia, por exemplo) e modificar o que deve ser transformado (a gritante
desigualdade social existente).
Desse modo, não podemos nos colocar
apenas como espectadores da História, mas co-participantes no exercício
efetivo da cidadania, já que somos seres históricos.
Enfim, interpretar e criticar os
fatos e situações reais da nossa região, do país e do mundo, compreendendo a
si mesmo como ser histórico integrado à sociedade global.
Este Programa o(a) ajudará nos
estudos preparatórios aos seus Exames. Os exemplos são algumas pistas para
orientá-lo(a) nos seus estudos. A bibliografia é referência mínima que deve
ser ampliada com outros portadores de texto a exemplo de jornal, revistas...
Com dedicação e esforço você
conseguirá, com certeza, o melhor nos Exames.
Boa Sorte!
|
CONTEÚDOS
|
1.
A TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA.
1.1. A Europa e as Cruzadas
-
Renascimento
comercial e urbano
-
Surgimento da
burguesia
-
Humanismo-Renascimento-Reforma
|
1.
A EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPÉIA
2.1. Mercantilismo
-
A conquista das
terras americanas
2.1.
Colonização ibérica, inglesa, francesa e
holandesa.
-
A colonização
portuguesa no Brasil: latifúndio, monocultura e escravismo.
|
3.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
-
Inovações
técnico-científicas
-
Divisão social
do trabalho
-
Relação Capital
x Trabalho
-
Conflitos
Burguesia x Operariado
-
Urbanização
desordenada
-
Desemprego
|
CONTEÚDOS
|
4.
A CRISE DO SISTEMA COLONIAL
4.1. Iluminismo
– Liberalismo Econômico
4.2.
Independência dos Estados Unidos da América
4.3.
A Revolução Francesa
- A
França pré-revolucionária
- Igualidade, Liberdade, Fraternidade.
-
A Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão.
4.4. Movimentos anti-coloniais no
Brasil:
-
Inconfidência Mineira
-
Conjuração Baiana (dos Alfaiates)
|
5.
A
EXPANSÃO NAPOLEÔNICA NA EUROPA E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
5.1. A
família real portuguesa no Brasil e o fim do pacto colonial.
5.2. A dependência econômica do Brasil em relação
à Inglaterra.
5.3. A
Revolução do Porto e a tentativa de recolonização
- “Independência” – um acordo entre as elites brasileiras
e a corte portuguesa.
5.4 A Independência na Bahia: 2 de julho de
1823.
|
6. A FORMAÇÃO DO ESTADO MONÁRQUICO
6.1. A Constituição de 1824 e a Confederação do
Equador
6.2. As revoltas sociais do século XIX
6.3. Fim do tráfico negreiro
6.4. A campanha abolicionista
-
A lavoura cafeeira, a imigração
estrangeira e a situação dos negros no pós-abolição.
|
CONTEÚDOS
|
7. O IMPERIALISMO E O NEO-COLONIALISMO
7.1. As
razões e necessidades da expansão: Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão.
-
A partilha da África e da Ásia
-
Os efeitos do Imperialismo
|
8. REPÚBLICA VELHA (1889-1930)
8.1. Primeira
Constituição Republicana
8.2. Coronelismo;
política dos governadores; política do café-com-leite
-
Economia e sociedade na República
Velha
8.3. Os
movimentos sociais urbanos e rurais
-
Canudos e Contestado; Jagunços e cangaçeiros
-
A Revolta da Chibata e a Revolta da Vacina
8.4. Tenentismo/Coluna
Prestes
-
A Revolução de 1930
|
A PRIMEIRA
GUERRA MUNDIAL (1914-1918)
9.1 A política das alianças
9.2. As principais fases e seus efeitos
|
10. A REVOLUÇÃO SOCIALISTA DE 1917
10.1. Fases da implantação do
socialismo e sua propagação em outras áreas.
|
11.
O PERÍODO ENTRE GUERRAS
11.1. A crise do Capitalismo
- A queda da bolsa de Nova York em 1929
11.2.
Ascensão dos regimes totalitários e queda das democracias parlamentares:
Nazismo/Fascismo
- Brasil:
Integralismo (AIB) x Comunismo (ANL)
|
12.
A ERA VARGAS (1930-1945)
12.1. O Governo Provisório: (1930-1934)
- O Governo Constitucional
(1934-1937)
- O Estado Novo (1937-1945)
- Política Nacionalista e Intervencionista
-
Populismo e Trabalhismo: CLT, Salário
Mínimo, Voto feminino
|
CONTEÚDOS
|
12.2. A participação do Brasil na
Segunda Guerra Mundial
|
13.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
13.1. Imperialismo e a indústria bélica
-
A ideologia nazi-fascista
-
As diversas frentes: Eixo x Aliados
13.2. A participação dos EUA na Guerra
- Fim da Alemanha: a derrota nazista
13.3. Acordos de Paz: O mundo pós-guerra
|
14. A GUERRA FRIA
14.1. EUA (Capitalismo) X URSS
(Socialismo)
-
A nova Ordem Mundial: o colapso do
socialismo; a queda do muro de Berlim; redemocratização na América Latina;
Neo-liberalismo; globalização da economia; blocos regionais e internacionais.
14.2. A volta de Getúlio Vargas
- A “americanização do Brasil”
- Os governos de Juscelino Kubitschek,
Jânio Quadros e João Goulart.
|
15.
OS GOVERNOS MILITARES NO BRASIL(1964-1985)
15.1. Autoritarismo e Repressão: Atos Institucionais
-
“O Milagre Brasileiro”
15.2. Movimentos da sociedade civil
-
A abertura política/redemocratização: de Geisel a Figueiredo
- Diretas Já
|
16.
A NOVA REPÚBLICA (de 1985 até os Dias
Atuais)
16.1. De Sarney a FHC
16.2. A Constituição de 1988
16.3. A política neo-liberal brasileira
- Problemas enfrentados pela
sociedade brasileira: concentração da terra e da riqueza: a questão agrária;
movimentos sociais urbanos e rurais; desemprego; violência;
narcotráfico/drogas; habitação; saúde; educação, entre outros
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, José Góes de. Velha Cidade da
Bahia historia & estórias (2 volumes). Fundação Cultura, 2001.
COTRIM, Gilberto. História e
Consciência do Brasil. 2º. Grau, 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 1996
_____. História Geral e História do
Brasil para um geração consciente. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 1981.
NADAI, Elza e NEVES, Joana. História do
Brasil. 18ª ed. São Paulo : Saraiva, 1996
ORDONEZ, Marlene e QUEVEDO, Júlio.
História. São Paulo : IBEP, 1999.
PEDRO, Antonio. História Geral:
compacto, 2º. Grau, Ed. Atual, São Paulo: FTD, 1995.
SCHMITD, Mario Furley. Nova história
crítica do Brasil: 500 anos de história mal contada. São Paulo: Nova Geração,
1997.
TAVARES, Luiz Henrique Dias. História
da Bahia, UNESP/UFBA, 2001
REVISTAS: ISTO É, VEJA, ÉPOCA, CAROS
AMIGOS, entre outras.
JORNAIS DE CIRCULAÇÃO LOCAL E NACIONAL
FILOSOFIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
PROGRAMA
DE FILOSOFIA
|
Caro (a) Candidato (a)
A
inserção de Filosofia, nos Exames Supletivos, através das Comissões
Permanentes de Avaliação atenderá as determinações da LDB (Lei de Diretrizes
e Bases da Educação), além de abrir um espaço para o desenvolvimento
intelectual dos candidatos. A Filosofia estimula a discussão de conceitos,
dando oportunidades de descobrir os ideais que nortearão a sua vida e o seu
fazer educacional, onde deixa de ser o de memorizar “o conteúdo” das
disciplinas e passa a ser de orientá-los na busca de suas necessidades
intelectuais, através do desenvolvimento do raciocínio, do questionamento e
da investigação.
O estudo da Filosofia é uma busca de formar uma
geração mais atenta, crítica e apta a discutir, escolher e decidir por si
mesma.
|
Conteúdos
|
1.0 –
A origem da filosofia: definição e características.
2.0 –
Mito e Mitologia
3.0 -
Conhecimento, cultura e natureza
3.1.
O Conhecimento como problema
3.1.1.
Fontes do conhecimento
3.1.2. O conhecimento científico e o problema da justificação
4.0 –
Ciência e racionalidade
4.1. Ciência e sociedade
4.2. Arte e sociedade
5.0 –
Lógica
5.1. Lógica e
linguagem
5.2. Linguagem e
argumentação
5.3. Lógica e
pensamento
6.0 – O problema do valor e agir moral
7.0 – O bem, a verdade e a felicidade
8.0 – Ética
8.1. Ética e
racionalidade
8.2. Ética e
moralidade
8.3. Problemas éticos
da atualidade, bioética, ecologia, política, meios de comunicação, etc.)
9.0 – O problema do multiculturismo
10.0 – Política e natureza humana
11.0 – Justiça e liberdade
12.0 – Poder, Estado e Democracia
13.0 – Os desafios filosóficos da atualidade
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
|
CAREL & GANEZ - O
que a Filosofia é. Porto Alegre; Art
Med.
FERRY, Luc – Aprender
a Viver. Filosofia para Novos
Tempos. Ed. Objetiva; Rio de Janeiro, 2006.
CHAUÍ, M – Convite
à Filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, 2003
LIPMAN, Mathew – A
Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus, 1990
Artigos e Revistas Especializadas.
|
SOCIOLOGIA
Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO MÉDIO
|
PROGRAMA
DE SOCIOLOGIA
|
Caro (a) Candidato (a)
Estudar
Sociologia é a oportunidade que o candidato tem em desenvolver a capacidade
de conhecer e de estabelecer diferenças contrastivas entre ciência e senso
comum (conhecimentos prévios). Faz-se necessário, pois, que o candidato
aproprie-se dos conhecimentos e procedimentos científicos, ensejada no estudo
de Sociologia, para que seja capaz de desenvolver visão crítica e
questionadora, baseada na compreensão da historicidade e dinamicidade dos
processos e fatos sociais, portanto passíveis de ser modificados pelas ações
dos sujeitos.
O
estudo da Sociologia visa contribuir, de forma significativa, para o
desenvolvimento do senso crítico, a partir de reflexões sobre a complexa
realidade social brasileira e mundial, marcada por desigualdades sociais e
relações de exploração e opressão.
Enfim,
problematizar conceitos, tais como relações sociais, trabalho, cultura,
identidade, ética, cidadania, ideologia, poder, política, dominação, classes
sociais, Estado, família, Escola, dentre outros, serão referenciais na abordagem
curricular desta disciplina.
|
Conteúdos
|
1. Introdução à Sociologia
1.1. O que é Sociologia
1.2. Objeto e objetivo da
Sociologia
1.3. Idéias que contribuíram para o nascimento da
Sociologia
1.3.1. A revolução científica de Isaac
Newton
1.3.2. O iluminismo
1.3.3. O capitalismo e o nascimento da
Sociologia
1.4 A utilidade da Sociologia nos diversos
campos da atividade humana
2. A construção do pensamento sociológico no
Brasil
3.
Política e Sociedade
3.1. O estado
moderno, absolutista e liberal
3.2. Degradação
social, globalização e neoliberalismo
3.3. Mudança
social reforma e revolução
3.4. As
instituições políticas no Brasil
4. Movimentos Sociais
4.1. O que é movimento social
4.2. O conflito e ação
coletiva
4.3. O movimento social no Brasil
5. Cultura
5.1. Cultura e ideologia
5.2. Cultura e alienação
5.3. Cultura popular e erudita
5.4. Cultura popular ou
folclore?
5.5.Tradição ou transformação?
5.6. Indústria cultural
5.7. Contracultura
5.8. Criatividade cultural
5.9. A Cultura de massa
5.10. A violência como fator cultural
6. Raça e povo
6.1. As raças
6.2. Negros e brancos
6.3. Racismo
7.1. As privatizações
7.2. A questão da Amazônia
7.3. A nossa água
7.4. A biodiversidade
7.5. A inserção do Brasil no contexto da
globalização neoliberal
8. As instituições Sociais
8.1. A família
8.1.1. A emancipação da mulher
8.2. A escola
8.3. A igreja
8.4. O Estado
8.5. O papel das instituições na construção
de valores éticos, morais, espirituais, etc.
9. O trabalho
9.1. O Trabalho
nas diferentes sociedades
9.2. Trabalho e
realização versus trabalho e alienação
9.3. A ética
capitalista do trabalho
9.4. Consumismo
10. Cidadania e política
10.1. O que é
política?
10.2. O poder
10.3. Ética na
política – corrupção
10.4. A
participação política
10.5. A votação
11.1. A
Tecnologia
11.2. Tecnologia
e as desigualdades entre as nações
11.3. Os
problemas da civilização tecnológica
11.4. Os mitos
da tecnologia e do progresso
11.5. Tecnologia
e o futuro da humanidade
12. Sincretismo religioso
12.1. Na Bahia
12.2. No Brasil
13. O Papel das ONGs
14. Estatuto da Criança e do
adolescente.
|
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
|
BETTO,
Frei. OSPB, São Paulo
VITA. Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira.
Ática. São Paulo
TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. ATUAL. São
Paulo
FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. Atlas. São
Paulo
|
Onde pesquisar para saber a marcação da data da prova de matemática para 2013? Obrigado.
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer como são os tipos de questões da prova? ( discursiva ou objetiva) ?
ResponderExcluirsão 20 questões objetivas e 2 discursivas
ExcluirEsses conteúdos são para a CPA ??
ResponderExcluiros alunos escritos terão aulas?para tirarem suas duvidas de alguma matéria.Essa é minha duvida.
ResponderExcluiresses assuntos são do CPA?
ResponderExcluirsera que cai tudo na prova?
ResponderExcluir